...
...
Brasão da UFC
Centro de Ciências
Fortaleza, quinta-feira, 18 de setembro de 2014
© 2014 NPD/UFC
Início
Universidade de Buenos Aires concede título de doutor honoris causa a Paulo Bonavides Imprimir E-mail
02-Oct-2013
 Paulo Bonavides 
A Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina, concedeu na noite de terça-feira (1º) o título de doutor honoris causa ao jurista Paulo Bonavides, professor emérito, desde 1991, da Faculdade de Direito da UFC. Considerado o mais importante jurista da América Latina hoje, Bonavides leciona no Curso de Doutorado em Direito da UBA.
Paulo Bonavides 1

Na solenidade, realizada no Salão Vermelho do Palácio Dórico daquela Universidade, o Prof. Paulo Bonavides, por motivos de saúde, foi representado pelo Diretor da Faculdade de Direito da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, que recebeu o título, e pelo Prof. Paulo Aragão, Chefe do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito, que leu o discurso escrito pelo homenageado.

Paulo Bonavides 2

Por telefone, de Buenos Aires, o Prof. Paulo Aragão destacou a importância da homenagem vinda de uma instituição que está entre as 200 melhores do mundo, na área do Direito, de acordo com o Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo (ARWU) 2013. Ele informou que o título foi proposto pelos professores Raúl Gustavo Ferreyra,  Ricardo Rabinovich-Berkman y Alberto R. Dalla Via - Vice-Diretor da Faculdade de Direito da UBA.

SAIBA MAIS – Paulo Bonavides, nascido em 10 de maio de 1923, é natural de Patos, na Paraíba. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na então Faculdade Nacional de Direito, do Rio de Janeiro. É também doutor e livre-docente em Direito pela UFC. Seu reconhecimento como jurista e constitucionalista ultrapassou as fronteiras do Brasil.

Entre os vários títulos recebidos estão o de doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidad Nacional de Córdoba, Universidad Inca Garcilaso de la Vega e Universidade de Fortaleza. Também recebeu a Medalha Rui Barbosa, a maior honraria da Ordem dos Advogados do Brasil, e a Medalha Teixeira de Freitas, do Instituto dos Advogados Brasileiros, além de várias outras homenagens, como o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União, a Medalha da Abolição do Governo do Estado do Ceará, a Medalha Clóvis Beviláqua do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Entre suas obras referenciais na área do Direito estão Ciência Política e Curso de Direito Constitucional.

Fonte: Prof. Paulo Aragão, Chefe do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito – fone: 85 3366 7837
 
Acesse o Portal de Periódicos da CapesAcesse o SI3 - SIGAAAcesse o site do ConpediAcesse a Plataforma LattesAcesse o Sítio 100 anos da Faculdade de DireitoAcesse a Revista da Faculdade de Direito